O que é? e como deve ser feita a cura do concreto.

17/07/2016

Pré-fabricar realiza cura a vapor em dias frios para maior desempenho do concreto.Como sabemos, o concreto é composto de cimento, brita, areia, água e aditivos e as reações exotérmicas do cimento são um dos principais fatores para seu “endurecimento”.
Durante o inverno ou em dias com baixas temperaturas, as peças concretadas sofrem mudanças em seu desempenho habitual de desforma, temperaturas muito baixas podem interromper o processo de endurecimento, promovendo também um retardamento na pega pela falta de água para as reações de hidratação. Lembrando que, mesmo durante o inverno, é importante realizar a CURA de peças concretadas, pois, além de baixas temperaturas, há condições de ventos fortes e baixa umidade do ar.

Mas o que é cura do concreto?
A cura do concreto é a denominação dada aos procedimentos que ocorrem para promover a hidratação do cimento, consistindo em controlar a temperatura e umidade do concreto.
O objetivo da cura é manter o concreto saturado até que os espaços da pasta de cimento, inicialmente preenchidos com água, tenham sido preenchidos pelos produtos da hidratação do cimento.
Por isso e muito importante a realização da cura correta do concreto também em dias frios, a cura inadequada causará redução da resistência e da durabilidade do concreto, provocando fissura e deixando a camada superficial fraca, porosa e permeável, vulnerável à entrada de substâncias agressivas provenientes do meio-ambiente.