9 Construções Incríveis Construídas em Tempo Recorde

15.06.2018

Veja como a pré-fabricação possibilita a execução de obras faraônicas em um piscar de olhos – e como VOCÊ pode aproveitar isso na sua obra.

Quando pensamos em construir, já nos vêm à cabeça a ideia de prazos longuíssimos e gastos imensuráveis e muita dor de cabeça com fornecedores e prestadores de serviço.

Mas não precisa ser assim.

O uso de pré-fabricados diminui consideravelmente os gastos de tempo e dinheiro e novas tecnologias para pré-fabricação elevam essa economia a níveis que chegam a ser difíceis de se acreditar.

Preparamos para vocês uma lista trazendo 9 construções que vão te deixar boquiaberto com a velocidade em que foram erguidas. De residenciais compactos até imponentes arranha-céus com dezenas de andares, veja como alguns dos edifícios mais modernos do mundo estão sendo erguidos em questão de semanas, ou até mesmo dias.

BSB – Broad Sustainable Building

Não tem como iniciar essa lista sem falar da Broad Sustainable Building, ou BSB, construtora chinesa especializada em pré-fabricados para edifíciosFundada em 2009, a empresa subsidiada pelo Broad Group chamou a atenção do mundo ao erguer enormes prédios em prazos até então impossíveis.

Vamos começar citando algumas de suas obras mais surpreendentes.

Ark Hotel – 15 andares/48 horas

China

Ark Hotel, na China
Ark Hotel, na China

 

Descrito pelos seus criadores como o “primeiro edifício da história a combinar praticamente todos os elementos de conforto, ecologia e segurança”, o Ark Hotel é um edifício de 15 andares que foi erguido em apenas 48 horas.

Não, você não entendeu errado. São 15 andares em apenas DOIS DIAS. Impossível? Veja com seus próprios olhos…

A estrutura do hotel inclui 3 níveis de purificação de ar, que garantem um ar interno até 20 vezes mais limpo do que o ar externo (talvez isso não seja relevante para você que vive no Brasil, mas lá na China garanto que é algo incrível) e é resistente contra terremotos.

Para coroar a sustentabilidade do projeto, menos de 1% dos materiais utilizados deixaram resíduos, uma proporção impressionante comparado com a porcentagem habitual de resíduos gerados na construção civil, que no Brasil, por exemplo, chega a assombrosos 33%.

T30 Hotel – 30 andares/15 dias

China

T30 Hotel, China
T30 Hotel, China

 

Construído a partir de blocos pré-fabricados de aço e vidro, o T30 começou a ser planejado em seguida do Ark Hotel, ainda em 2011 e também apresenta uma série de requisitos ecológicos e de segurança.

O hotel de 328 metros² foi construído em admiráveis 360 horas e foi cinco vezes mais econômico do que as construções tradicionais de mesmo porte. Entre os diferenciais sustentáveis estão persianas que, quando fechadas, se transformam em painéis solares, diminuindo o consumo de energia elétrica.

J57 Mini Sky City – 57 andares/19 dias

China

J57 Mini Sky City, China
J57 Mini Sky City, China

 

Provavelmente o empreendimento mais surpreendente da BSB, o Mini Sky City é um arranha-céu de 208 metros de altura construído em 2015. Com uma média de 3 andares erguidos por dia, o prédio conta com 800 apartamentos e áreas comerciais para até quatro mil pessoas.

Foram usados 2.736 módulos pré-fabricados e a construção garante os mesmos padrões de segurança e sustentabilidade da BSB, que incluem a resistência contra terremotos de até 9 graus na escala Richter.

Mas não é só na China que edifícios estão sendo erguidos em tempo recorde e a BSB não é a única do mercado a realizar tais feitos. Os próximos exemplos vêm de diversos locais do planeta.

One9 – 9 andares/5 dias

Austrália

One9, Austrália
One9, Austrália

 

Todos os exemplos que demos até agora são de prédios construídos com elementos estruturais pré-fabricados. Mas o One9 foi além, o edifício é formado a partir de módulos de apartamentos pré-fabricados. O edifício foi desenvolvido pelo arquiteto Nonda Katsalidis através da sua tecnologia patenteada, o UB System.

Basicamente, todo o apartamento é desenvolvido na fábrica, sobrando para o canteiro de obras apenas o encaixe dos vários apartamentos.

Instacon – 10 andares/48 horas

Índia

Instacon, Índia
Instacon, Índia

 

Iniciado às 16:30 da quinta-feira do dia 29 de novembro de 2012 e concluído às 16:30 de sábado, o Instacon é um edifício comercial de 10 andares, erguido pela empresa Synergy Thrislington, na cidade indiana de Mohali.

Foram usados módulos pré-fabricados preparados na fábrica da construtora, esses módulos levaram cerca de 40 dias para serem fabricados. A montagem contou com uma equipe com mais de 200 profissionais. Segundo o engenheiro responsável por projetar a construção, a estrutura pode se manter intacta por até 600 anos.

Habitat for Humanity – Casa/3 horas

EUA

Habitat for Humanity, EUA
Habitat for Humanity, EUA

 

A mais antiga construção da lista é a casa que serve de sede para a Habitat for Humanity, em Montevallo, no Alabama. No dia 17 de dezembro de 2002, uma equipe de voluntários liderada pela Associação de Empreiteiros do Alabama ergueu a casa em incríveis 3 horas, 26 minutos e 34 segundos.

A sede, construída através de elementos pré-montados, bateu o recorde que até então era de 3 horas, 44 minutos e 59 segundos e se manteve como a casa com construção mais rápida do mundo até 2005.

2 Hour House Project – Casa/2 horas

EUA

2 Hour House Project, EUA
2 Hour House Project, EUA

 

Em 2005, o Habitat for Humanity foi bateu seu próprio recorde em um evento sediado em Tyler, no Texas, quando voluntários de várias profissões ergueram uma casa em 2 horas, 52 minutos e 29 segundos.

O projeto se transformou em um documentário e a 2 Hour House Project doou 30 mil dólares para a East Texas Community.

M.A.Di. – Casa/5 horas

Itália

M.A.Di., Itália
M.A.Di., Itália

 

A empresa italiana Modulo Abitativo Dispiegabile inovou ao apresentar uma casa com design bonito e um interior aconchegante e moderno, custando apenas 33 mil dólares e um tempo de construção de menos de 6 horas. A estrutura dispensa base de concreto, sendo necessário apenas uma superfície plana.

O material de alta qualidade é resistente contra abalos sísmicos. A empresa ainda oferece uma variedade de tamanhos e estruturas, que vão desde uma versão mais compacta, com 17 metros quadrados por 33 mil dólares, até a versão 84 metros quadrados que sai por 73 mil dólares.

Bônus:

Dubai Future Foundation – 250 m²/17 dias

Emirados Árabes

O escritório da Dubai Future Foundation, inaugurado a poucos meses entra na nossa lista não necessariamente pela velocidade da sua construção, mas pela técnica usada. Apesar de os 17 dias não surpreenderem, se comparado a outros exemplos da lista, o prédio impressiona por ser o primeiro escritório do mundo feito com impressão 3D.

Dubai Future Foundation, Emirados Árabes. Escritório "impresso" em impressora 3D
Dubai Future Foundation, Emirados Árabes. Escritório “impresso” em impressora 3D

 

A tecnologia apresenta avanços significativos, tanto na economia de custos quanto de tempo, podendo cortar até 80% dos gastos e entregar em um prazo até 70% mais curto. A construção contou com uma impressora de 6 metros de altura, 12 metros de largura e 36 metros de comprimento.

Lembrando que essa não é a primeira vez que um prédio é construído dessa forma. A China já conseguiu “imprimir” um edifício de 6 andares em 2015, no entanto, ele serve apenas como projeto conceito, não sendo utilizado como moradia.

Primeiro prédio "impresso" em impressora 3D, na China
Primeiro prédio “impresso” em impressora 3D, na China

Sendo assim, ficou para o escritório dos Emirados Árabes o posto de primeiro prédio 3D a ser utilizado.

Concluindo…

Como acabamos de ver, as edificações do futuro já estão sendo erguidas e num prazo cada vez mais difícil de se acreditar.

Com o tempo, as construções convencionais, in loco, serão gradativamente substituídas. Afinal, pré-fabricar os elementos em linha de produção para então montá-las dentro do canteiro de obras, se mostra uma opção mais segura, econômica e – indiscutivelmente – rápida.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu