Veja como a pré-fabricação possibilita a execução de obras faraônicas em um piscar de olhos – e como VOCÊ pode aproveitar isso na sua obra.
Quando pensamos em construir, já nos vêm à cabeça a ideia de prazos longuíssimos e gastos imensuráveis e muita dor de cabeça com fornecedores e prestadores de serviço.
Mas não precisa ser assim.
O uso de pré-fabricados diminui consideravelmente os gastos de tempo e dinheiro e novas tecnologias para pré-fabricação elevam essa economia a níveis que chegam a ser difíceis de se acreditar.
Preparamos para vocês uma lista trazendo 9 construções que vão te deixar boquiaberto com a velocidade em que foram erguidas. De residenciais compactos até imponentes arranha-céus com dezenas de andares, veja como alguns dos edifícios mais modernos do mundo estão sendo erguidos em questão de semanas, ou até mesmo dias.
BSB – Broad Sustainable Building
Não tem como iniciar essa lista sem falar da Broad Sustainable Building, ou BSB, construtora chinesa especializada em pré-fabricados para edifícios. Fundada em 2009, a empresa subsidiada pelo Broad Group chamou a atenção do mundo ao erguer enormes prédios em prazos até então impossíveis.
Vamos começar citando algumas de suas obras mais surpreendentes.
Ark Hotel – 15 andares/48 horas
Descrito pelos seus criadores como o “primeiro edifício da história a combinar praticamente todos os elementos de conforto, ecologia e segurança”, o Ark Hotel é um edifício de 15 andares que foi erguido em apenas 48 horas.
Não, você não entendeu errado. São 15 andares em apenas DOIS DIAS. Impossível? Veja com seus próprios olhos…
A estrutura do hotel inclui 3 níveis de purificação de ar, que garantem um ar interno até 20 vezes mais limpo do que o ar externo (talvez isso não seja relevante para você que vive no Brasil, mas lá na China garanto que é algo incrível) e é resistente contra terremotos.
Para coroar a sustentabilidade do projeto, menos de 1% dos materiais utilizados deixaram resíduos, uma proporção impressionante comparado com a porcentagem habitual de resíduos gerados na construção civil, que no Brasil, por exemplo, chega a assombrosos 33%.
T30 Hotel – 30 andares/15 dias
China
Construído a partir de blocos pré-fabricados de aço e vidro, o T30 começou a ser planejado em seguida do Ark Hotel, ainda em 2011 e também apresenta uma série de requisitos ecológicos e de segurança.
O hotel de 328 metros² foi construído em admiráveis 360 horas e foi cinco vezes mais econômico do que as construções tradicionais de mesmo porte. Entre os diferenciais sustentáveis estão persianas que, quando fechadas, se transformam em painéis solares, diminuindo o consumo de energia elétrica.
J57 Mini Sky City – 57 andares/19 dias
China
Provavelmente o empreendimento mais surpreendente da BSB, o Mini Sky City é um arranha-céu de 208 metros de altura construído em 2015. Com uma média de 3 andares erguidos por dia, o prédio conta com 800 apartamentos e áreas comerciais para até quatro mil pessoas.
Foram usados 2.736 módulos pré-fabricados e a construção garante os mesmos padrões de segurança e sustentabilidade da BSB, que incluem a resistência contra terremotos de até 9 graus na escala Richter.
Mas não é só na China que edifícios estão sendo erguidos em tempo recorde e a BSB não é a única do mercado a realizar tais feitos. Os próximos exemplos vêm de diversos locais do planeta.
One9 – 9 andares/5 dias
Austrália
Todos os exemplos que demos até agora são de prédios construídos com elementos estruturais pré-fabricados. Mas o One9 foi além, o edifício é formado a partir de módulos de apartamentos pré-fabricados. O edifício foi desenvolvido pelo arquiteto Nonda Katsalidis através da sua tecnologia patenteada, o UB System.
Basicamente, todo o apartamento é desenvolvido na fábrica, sobrando para o canteiro de obras apenas o encaixe dos vários apartamentos.
Instacon – 10 andares/48 horas
Índia
Iniciado às 16:30 da quinta-feira do dia 29 de novembro de 2012 e concluído às 16:30 de sábado, o Instacon é um edifício comercial de 10 andares, erguido pela empresa Synergy Thrislington, na cidade indiana de Mohali.
Foram usados módulos pré-fabricados preparados na fábrica da construtora, esses módulos levaram cerca de 40 dias para serem fabricados. A montagem contou com uma equipe com mais de 200 profissionais. Segundo o engenheiro responsável por projetar a construção, a estrutura pode se manter intacta por até 600 anos.
Habitat for Humanity – Casa/3 horas
EUA
A mais antiga construção da lista é a casa que serve de sede para a Habitat for Humanity, em Montevallo, no Alabama. No dia 17 de dezembro de 2002, uma equipe de voluntários liderada pela Associação de Empreiteiros do Alabama ergueu a casa em incríveis 3 horas, 26 minutos e 34 segundos.
A sede, construída através de elementos pré-montados, bateu o recorde que até então era de 3 horas, 44 minutos e 59 segundos e se manteve como a casa com construção mais rápida do mundo até 2005.
2 Hour House Project – Casa/2 horas
EUA
Em 2005, o Habitat for Humanity foi bateu seu próprio recorde em um evento sediado em Tyler, no Texas, quando voluntários de várias profissões ergueram uma casa em 2 horas, 52 minutos e 29 segundos.
O projeto se transformou em um documentário e a 2 Hour House Project doou 30 mil dólares para a East Texas Community.
M.A.Di. – Casa/5 horas
Itália
A empresa italiana Modulo Abitativo Dispiegabile inovou ao apresentar uma casa com design bonito e um interior aconchegante e moderno, custando apenas 33 mil dólares e um tempo de construção de menos de 6 horas. A estrutura dispensa base de concreto, sendo necessário apenas uma superfície plana.
https://www.youtube.com/watch?v=usbyJLOiFbE
O material de alta qualidade é resistente contra abalos sísmicos. A empresa ainda oferece uma variedade de tamanhos e estruturas, que vão desde uma versão mais compacta, com 17 metros quadrados por 33 mil dólares, até a versão 84 metros quadrados que sai por 73 mil dólares.
Bônus:
Dubai Future Foundation – 250 m²/17 dias
Emirados Árabes
O escritório da Dubai Future Foundation, inaugurado a poucos meses entra na nossa lista não necessariamente pela velocidade da sua construção, mas pela técnica usada. Apesar de os 17 dias não surpreenderem, se comparado a outros exemplos da lista, o prédio impressiona por ser o primeiro escritório do mundo feito com impressão 3D.
A tecnologia apresenta avanços significativos, tanto na economia de custos quanto de tempo, podendo cortar até 80% dos gastos e entregar em um prazo até 70% mais curto. A construção contou com uma impressora de 6 metros de altura, 12 metros de largura e 36 metros de comprimento.
Lembrando que essa não é a primeira vez que um prédio é construído dessa forma. A China já conseguiu “imprimir” um edifício de 6 andares em 2015, no entanto, ele serve apenas como projeto conceito, não sendo utilizado como moradia.
Sendo assim, ficou para o escritório dos Emirados Árabes o posto de primeiro prédio 3D a ser utilizado.
Concluindo…
Como acabamos de ver, as edificações do futuro já estão sendo erguidas e num prazo cada vez mais difícil de se acreditar.
Com o tempo, as construções convencionais, in loco, serão gradativamente substituídas. Afinal, pré-fabricar os elementos em linha de produção para então montá-las dentro do canteiro de obras, se mostra uma opção mais segura, econômica e – indiscutivelmente – rápida.