O concreto auto adensável (CAA) é um concreto mais fluido que geralmente é moldado sem a utilização de vibradores.
Por ser mais fluido possui uma elevada capacidade de se mover no interior das fôrmas, se auto adensando.
Seu diferencial se resume em três características:
- Fluidez;
- Habilidade Passante (facilidade em se espalhar no molde);
- Segregação (melhora o acabamento).
Dosagem dos Materiais
Os materiais utilizados são os mesmos do concreto convencional, cimento, água, areia, brita e aditivos e adições, alterando somente a quantia de cada material em sua dosagem.
Como o concreto fluido apresenta maior risco de exsudação e segregação, perdendo propriedades mecânicas e durabilidade, na dosagem do CAA é comumente utilizado aditivos superplastificantes, modificadores de viscosidade e adições minerais finas.
Distribuição Contínua dos Agregados
Quanto à resistência à segregação, a pasta de concreto deve possuir viscosidade elevada que evite que os agregados segreguem.
Para que isso ocorra é melhor que a distribuição dos agregados seja contínua. Com o intuito de aumentar a retenção de água e viscosidade, utiliza-se agregados mais finos do que no concreto convencional.
Superplastificantes e Minerais
É essencial que se utilize superplastificantes na dosagem, devido à alta fluidez. Somente dessa forma será possível garantir a resistência e durabilidade do concreto.
Adições minerais são muito utilizadas no CAA, substituindo o cimento. Esse elemento auxilia na menor evolução de calor quando o cimento está hidratando, reduzindo o risco de fissuração.
A adição mineral mais utilizada é a sílica ativa, ela auxilia no aumento da resistência e durabilidade do concreto. Por possuir menores partículas em sua composição, é capaz de proporcionar maior coesão ao concreto, diminuindo consequentemente a porosidade.
Aplicações
Pela sua capacidade de se auto adensar se torna muito vantajoso quando utilizado em pilares, vigas e lajes, devido sua alta taxa de armadura.
Geralmente é utilizado em estruturas pré-moldadas, pré-fabricadas, estruturas convencionais, blocos, pilares, lajes e vigas.
Garantem maior resistência inicial e final, dão melhor acabamento final e durabilidade.
Também são utilizados em recuperações estruturais, locais em que há a necessidade de um concreto com alta trabalhabilidade sem ter condições de vibrações.
Essas são algumas das características principais do concreto auto adensável, aqui no blog Pré-Fabricando, você confere também as principais vantagens em optar por esse tipo de concreto. Confira o artigo sobre as Vantagens do Concreto Auto Adensável.