Construção sustentável: Por que o pré-fabricado é a melhor solução?

06.08.2018

No mundo de hoje, onde a mudança climática e a redução das emissões de carbono fazem parte do foco dos nossos governos, a sustentabilidade e a construção sustentável são a cada dia uma maior exigência.

Ao mesmo tempo, no entanto, muitos projetos de construção (residenciais, comerciais ou industriais) ainda são construídos utilizando métodos tradicionais.

Embora esses tipos de projetos sejam certamente capazes de ser sustentáveis, o pré-fabricado oferece uma abordagem muito mais ecológica.

E para te mostrar por que isso é verdade, abaixo explicamos como a construção pré-fabricada pode trazer mais sustentabilidade à sua obra!

obra pré-fabricada construção sustentável
Pré-Fabricado traz soluções para uma construção sustentável.

 

Como o pré-fabricado viabiliza a construção sustentável?

A construção pré-fabricada foi projetada para oferecer uma opção mais econômica e rápida de construir, que também é mais sustentável e eficiente energeticamente.

A eficiência energética não se refere apenas ao funcionamento de um edifício, mas também ao uso de recursos materiais em comparação com a construção de edifícios tradicionais.

Não é segredo que os métodos tradicionais de construção são grandes contribuintes do consumo de energia e da geração de resíduos sólidos que, na maioria das vezes, não são reciclados.

Por outro lado, a construção pré-fabricada resolve todos esses problemas. Como os prédios modulares são criados fora do local — ou seja, fora do canteiro —,  eles podem reduzir o desperdício em até 90%, de acordo com um estudo realizado pela organização britânica Waste & Resources Action Program.

Isso ocorre porque a construção pré-fabricada possui um ambiente de fabricação controlado que permite a alocação precisa de recursos. Em outras palavras, é um método mais inteligente, mais ecológico e mais rápido de construir. Mas quais são os reais benefícios? Falaremos disso a seguir.

Quais os benefícios do pré-fabricado para a construção sustentável?

O pré-fabricado traz três principais benefícios para tornar a construção sustentável, sendo:

1. A construção pré-fabricada minimiza a perturbação do local

Com a construção pré-fabricada, até 90% da construção pode ocorrer longe do local do futuro prédio.

Este fato sozinho reduz significativamente o impacto negativo que a construção de um edifício pode ter no meio ambiente.

Basta pensar: a quantidade de pessoas que visitam o canteiro durante a duração do projeto é reduzida.

Com menos pessoas indo e voltando do local transportando equipamentos e suprimentos durante semanas, o canteiro recebe menos distúrbios do que em uma construção tradicional.

2. A construção modular promove a reciclagem e gera menos resíduos

Já falamos isso, mas vale explicar: como grande parte da construção pré-fabricada ocorre em um ambiente controlado, há muito menos desperdício.

Em um canteiro de obras convencional, os materiais são constantemente transportados por grandes caminhões ou veículos de construção. Esses caminhões exigem grandes quantidades de combustível, o que significa mais poluição.

Riscos adicionais em um local de construção tradicional incluem roubo ou danos à propriedade. Em um ambiente controlado para a construção pré-fabricada, os materiais são mais seguros e podem ser reciclados e reutilizados.

3. Construções eficientes energeticamente

Os edifícios construídos com materiais pré-fabricados são produzidos em massa e seguem especificações padrões que possibilitam que sejam construídos rapidamente. E a redução do tempo de construção resulta em uso eficaz de energia e recursos.

Além disso, as construções pré-fabricadas podem facilmente se adaptar a projetos sustentáveis, como é o caso do Max Center, em Porto Alegre, que usou 500 de peças de concreto pré-fabricado em conjunto com 500 placas de energia solar para gerar mais de 80% da energia que será consumida pelas lojas do local.

Esforços crescentes estão sendo feitos para diminuir os impactos ecológicos em nosso planeta e o pré-fabricado tornou-se uma alternativa popular para a construção sustentável.

E você, gostou do nosso post? Quer continuar recebendo dicas como essa? Assine nossa newsletter gratuitamente!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

Fechar Menu