Qual a diferença entre pré-fabricados e pré-moldados?

12.07.2018

Partes de um novo processo construtivo, pré-fabricados e pré-moldados podem até parecer sinônimos, você sabe qual a diferença entre eles?

Os pré-fabricados e os pré-moldados surgiram devido à busca por aumentar a eficiência na construção civil.

Contudo, apesar de similares, esses processos possuem suas diferenças e saber quais são elas é essencial para escolher o melhor para seus projetos.

Continue lendo e descubra quais são as diferenças entre pré-fabricados e pré-moldados, e quais as vantagens de cada um deles!

O que é a construção modular?

Blocos sendo encaixados
Elementos modulados “se encaixam” na construção das obras.

 

Os pré-moldados e pré-fabricados são parte de um novo processo construtivo conhecido como construção modular.

Essa é a prática de montar componentes de uma estrutura em uma fábrica ou outro local de fabricação fora do canteiro, e transportar conjuntos completos ou subconjuntos para o local de construção onde a estrutura será localizada.

O termo é usado para distinguir este processo da prática de construção mais convencional de transportar os materiais básicos (matéria-prima) para o canteiro de obras, onde toda a montagem é realizada.

 

Mas qual a vantagem da construção modular?

Trabalhadores em obra
A fabricação modula traz diversos benefícios para os trabalhadores do canteiro de obras.

 

A construção modular é uma evolução da construção tradicional que traz os seguintes benefícios:

  • Gera menos resíduos: o processo modular gera menos resíduos, cria menos perturbações no local e permite uma construção mais enxuta;
  • É mais rápido: a construção modular ocorre simultaneamente com o trabalho no local, permitindo que os projetos sejam concluídos na metade do tempo da construção tradicional;
  • Mais inteligente: a construção modular se baseia na tecnologia BIM para visualização das peças, avaliação do desempenho e identificação de medidas que aumentem a eficiência e economia;
  • Oferece mais segurança: o ambiente de construção modular reduz os riscos de acidentes e responsabilidades relacionadas aos trabalhadores.

 

E onde entram os pré-moldados e os pré-fabricados?

Trabalhadores em canteiro de obras organizado.
Construções modulares são uma solução para a organização do canteiro de obras.

 

Agora que falamos da construção modular, vamos falar das peças que tornam possível que esse processo ocorra.

O pré-moldado é um produto de construção (principalmente concreto) produzido pela moldagem desse produto em um molde ou “fôrma” reutilizável.

O produto é criado em um ambiente controlado, transportado para o canteiro de obras e montado no lugar.

Já os pré-fabricados são exatamente a mesma coisa — contudo, a diferença entre os dois está no processo de fabricação das peças.

 

Quais as diferenças entre as duas peças?

Elemento pré-fabricado suspenso por um guindaste
Elementos pré-moldados e pré-fabricados aceleram o tempo da obra.

 

A ABNT 9.062/2006 é quem define a diferença principal entre pré-fabricados e pré-moldados.

Segundo a norma, os elementos pré-moldados não exigem um controle de qualidade rigoroso, dispensando a existência de laboratório ou instalações semelhantes no fabricante.

Já o chamado pré-fabricado, embora também seja moldado previamente, fora do destino final de uso, é executado de forma industrial, em instalações permanentes de uma empresa especializada nesse processo.

O pré-fabricado tem rigor técnico e controle de qualidade muito mais apurados do que o pré-moldado, o que inclui também controle de catalogação, como registro de data, tipo de concreto e aço e a assinatura dos responsáveis.

Ou seja, o pré-fabricado oferece maiores garantias de qualidade, segurança e durabilidade em comparação ao pré-moldado.

 

Por que escolher o pré-fabricado?

Celeiro Americano feito com pré-fabricados em Brusque SC
Celeiro Americano feito com pré-fabricados em Brusque SC

 

Os pré-moldados, apesar de também trazerem todas as vantagens da construção modular, não possuem as vantagens e a força do concreto pré-fabricado, especialmente quando se olha para grandes projetos.

Como a qualidade exigida em norma deve ser comprovada por meio de ensaios de avaliação e inspeções, os cuidados com o produto pré-fabricado são mais rigorosos, o que confere mais qualidade a este.  

Além disso, como o pré-fabricado é mais facilmente controlado, a durabilidade é, em geral, muito melhor do que o concreto pré-moldado.

E você, quer começar a aproveitar desses benefícios? Entre em contato conosco e conheça nossas estruturas pré-fabricadas!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu