Como Fazer uma Gestão de Obras mais Otimizada

05.11.2018

O trabalho de um gestor, na gestão de obras, é similar ao de um técnico de futebol. O gestor, assim como o técnico, precisa organizar o trabalho da equipe, avaliando dados que orientem para as melhores decisões, e liderando e motivando o pessoal como um todo.

Essa nem sempre é uma tarefa fácil, mas atualmente é possível contar com ferramentas e processos que facilitam a rotina do gestor e, ainda, melhoram os resultados da sua gestão. Conheça abaixo alguns deles!

materiais educativos do pré-fabricando

Pense bem no projeto

Toda obra de sucesso começou como um projeto de sucesso. Com um projeto bem desenhado, é possível identificar todas as implicações da construção antes mesmo de ela começar, prevendo quais etapas deverá seguir e se haverá ou não a necessidade do emprego de esforços extras.

É claro que, como tudo na vida, em uma obra também estamos sujeitos a imprevistos, mas um planejamento bem feito permite que estejamos preparados para evitar atrasos e gastos não esperados.

Utilize a tecnologia a seu favor

ferramentas para gestão de obras
A tecnologia é uma aliada da Construção Civil

 

Quando lidamos com trabalho em campo, é normal que existam alguns obstáculos que atrapalham uma boa gestão, como a distância entre gestores da obra e os trabalhadores na construção.

Porém, é possível reduzir essa distância com o uso da tecnologia. Atualmente, muitos gestores optam pela utilização de softwares e soluções móveis que contribuem para o controle da mão de obra em campo e te ajudam a monitorar em tempo real a evolução da construção.

Melhore os canais de comunicação

A integração entre mão de obra, gestores e clientes é essencial para o projeto. E para conseguir que todos estejam alinhados, o melhor caminho é possuir um canal de comunicação direto.

Conseguir trocar informações rapidamente evita problemas tais como erros na construção ou falta de entendimento a respeito do que o cliente espera do projeto.

O uso de tablets e dispositivos móveis por trabalhadores em campo tem sido cada vez mais aderido por empresas do ramo de construção, uma vez que, com isso, é possível enviar e receber dados de maneira rápida e otimizada.

Eles também servem como uma ótima forma de comunicação com o cliente, que se sentirá mais seguro acompanhando de perto o andamento da obra.

Comunicação na gestão de obras
Use a comunicação ao seu favor na gestão de obras.

 

Estabeleça metas

Uma ótima forma de estimular a produtividade em uma equipe é o estabelecimento de metas.

Em um canteiro de obras, onde, na maioria das vezes, o gerenciamento do trabalho é feito remotamente, criar metas é uma boa dica para garantir maior produtividade e o cumprimento dos prazos determinados no início do planejamento.

Determine metas por períodos e por equipes específicas e fique de olho no desempenho delas.

É importante também destacar o que vem sendo cumprido, de maneira a estimular o esforço conjunto de todos em construir um resultado final com a melhor qualidade possível.

 

Essas são algumas dicas para você otimizar a sua gestão de obras. Se quiser aprender mais sobre esse assunto, não deixe de conferir o nosso e-book: Guia Completo para Planejar Sua Obra!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu