Até 2020, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à internet no mundo, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Gartner.
À medida que a era da Internet das Coisas (IoT) se desenvolve e os dispositivos se tornam menores, mais precisos e mais relevantes para uma gama mais ampla de setores, há uma oportunidade para a Construção Civil de gerar maiores eficiências operacionais como resultado do aumento do acesso a tempo real dados.
Na verdade, já estamos presenciando uma nova era de monitoramento geotécnico e de construção, que permite aos engenheiros analisar projetos e estruturas existentes remotamente e coletar informações digitais de diversos ativos em tempo real.
Neste artigo, vamos considerar como, por meio do uso de tecnologias de sensores e redes sem fio comprovadas em campo, as organizações de Construção Civil podem se beneficiar da Internet das Coisas! Ficou interessado? Continue lendo!
Modelagem de informações de construção (BIM)
O Building Information Modeling (BIM) é um processo que fornece um modelo 3D inteligente de um edifício. Normalmente, o BIM é usado para modelar a estrutura e os sistemas de um edifício durante o projeto e a construção, de modo que as alterações em um conjunto de planos possam ser atualizadas simultaneamente em todos os outros planos afetados.
No entanto, dando um passo adiante, o BIM também pode se tornar um catalisador para projetos de edifícios inteligentes.
Quando um prédio está em funcionamento, os dados dos sensores de IoT podem ser inseridos no BIM. Você pode usar esses dados para modelar coisas como padrões de uso de energia, tendências de temperatura ou movimentação de pessoas em todo o edifício.
A saída desses modelos pode então ser analisada para melhorar futuros projetos de edifícios. Além de seu impacto no projeto e na construção, o BIM também tem importantes implicações para o gerenciamento de operações de construção.
Internet das Coisas na construção verde
A indústria da construção é um grande gerador de resíduos. Este fato desencadeou uma onda de interesse na arquitetura e construção sustentável. Mas o movimento de construção verde tornou-se muito mais do que manter materiais de construção fora dos aterros sanitários.
Leia Também: 6 Inovações na Construção Civil pra 2019
Está influenciando o projeto e a engenharia dos próprios sistemas de construção, permitindo que os edifícios reduzam seu impacto no meio ambiente por meio do gerenciamento de energia.
Os prédios verdes de hoje estão sendo projetados para fazer coisas como desligar sistemas desnecessários automaticamente quando a construção está desocupada ou abrir e fechar venezianas automaticamente para permitir níveis ideais de luz natural.
Pré-fabricado inteligente
O uso de componentes de construção pré-fabricados pode ser mais rápido e econômico do que os métodos tradicionais de construção, e tem um benefício adicional de gerar menos resíduos de construção.
No entanto, o uso de pré-fabricados para grandes projetos de edifícios comerciais pode ser muito complexo de coordenar. A IoT está ajudando a resolver esse problema.
Usando sensores RFID, peças individuais pré-fabricadas podem ser rastreadas ao longo da cadeia de suprimentos. Um exemplo recente é a construção do edifício Leadenhall, em Londres.
Como o edifício ocupa um espaço relativamente pequeno, mas exigia grandes componentes pré-fabricados, era uma tarefa logisticamente complexa coordenar a instalação.
Leia Também: 5 Perguntas sobre a Tecnologia BIM
Dados RFID foram usados para ajudar a mitigar os efeitos de qualquer atraso na construção. Além disso, os dados foram introduzidos no BIM depois que as peças foram instaladas, permitindo a renderização em tempo real do prédio em andamento, bem como o estabelecimento de controles de projeto e KPIs.
Gestão de equipamentos
Tempo é dinheiro, então qualquer atraso em um projeto de construção pode ser caro. Ou seja, como você impede que seu equipamento pesado crítico pare e atrapalhe todos os outros negócios no local? Com o IoT!
Equipamentos de construção pesada estão sendo equipados com sensores, que podem ser monitorados remotamente para indicadores-chave de possíveis problemas de manutenção, como flutuações de temperatura, vibrações excessivas etc.
Quando os padrões anormais são detectados, alertas podem levar os trabalhadores de manutenção a intervir cedo, antes que o equipamento crítico falhe. Realizar a manutenção preditiva dessa maneira pode economizar tempo e dinheiro, além de evitar atrasos desnecessários em projetos de construção.
Sem dúvidas, nos próximos anos veremos cada vez mais dispositivos e equipamentos conectados à internet para gerar benefícios à Construção Civil!
E você, o que acha disso? Já tem usado a IoT em alguma de suas obras? Comente abaixo e compartilhe suas ideias conosco!