Tudo sobre Lajes Alveolares

05.09.2018

As lajes alveolares são desenvolvidas há mais de 50 anos através do trabalho pioneiro como o da belga Progress, sendo uma alternativa aos painéis de piso de concreto fundido para edifícios de vários andares.

No atual mundo de inovação e rápidas evoluções na Construção Civil, a laje alveolar é uma boa alternativa e preferível a métodos de construção mais convencionais.

Para te mostrar o porquê, abaixo explicamos o que é laje alveolar e quais os benefícios que seu uso pode trazer para seus projetos! Acompanhe conosco!

lajes alveolares sendo fabricadas
Lajes alveolares sendo fabricadas.

O que é uma laje alveolar?

As lajes alveolares são peças de concreto pré-fabricado, que geralmente são usadas na composição de lajes de edifícios com muitos andares por oferecerem maior resistência com menos uso de material.

As peças de concreto que compõem a laje alveolar têm entre quatro e oito núcleos longitudinais que passam por elas. A finalidade principal dos núcleos é diminuir o peso e o material dentro do piso na laje, mantendo ao mesmo tempo força máxima.

O nome “alveolar” vem dos vazios (alvéolos) que percorrem cada peça de concreto das unidades. São eles que funcionam como dutos de serviço e reduzem significativamente o peso próprio das placas, maximizando a eficiência estrutural.

Quais os benefícios da laje alveolar?

As lajes alveolares são usadas em vários tipos de edifícios, como residências, escolas, hotéis, centros de saúde, escritórios, estruturas de manufatura etc. Suas peças podem ser feitas de forma fina ou espessa, baseando-se na necessidade e no objetivo da estrutura.

Entre seus benefícios, podemos citar:

1. Mais resistência e comprimento

Como falamos, com vazios tubulares cobrindo as placas em seu comprimento total, essas lajes de concreto apresentam uma redução drástica no peso, sem sacrificar a resistência e a durabilidade.

O resultado é um produto capaz de se estender por longos comprimentos, permitindo:

  • a redução da quantidade de vigas e colunas necessárias para suporte;
  • a redução da necessidade de aço e alvenaria.

Além disso, edifícios (especialmente edifícios altos) que usam lajes alveolares têm menos vibrações do que as convencionais permitem.

2. Maior aproveitamento do espaço

Além da capacidade de uma laje alveolar de abranger comprimentos grandes, ela também possui uma relação de profundidade reduzida.

Por exemplo, um edifício de 6 andares poderia ter até 1,2 metros de espaço economizado.

Esse espaço economizado permite a diminuição da altura das paredes externas. Combinando a economia de espaço devido a maiores comprimentos de vão e plataformas mais finas, as lajes alveolares têm a capacidade de aumentar o espaço utilizável em até 20% quando comparadas aos sistemas tradicionais.

3. Instalação mais rápida

Ótimos para nos manter focados, prazos são muitas vezes estressantes. Felizmente, está no DNA de uma laje alveolar permitir uma instalação rápida e há alguns motivos principais para isso:

  • Redução de tempo significativa na instalação da estrutura de suporte;
  • Eliminação da produção de concreto moldado no local;
  • Entregue no canteiro pronta para instalação.

Com até 2.4000 metros quadrados instalados por dia, todas as partes envolvidas verão um tempo de projeto reduzido, assim como a redução dos custos, proporcionando mais retorno sobre o investimento (ROI).

4. Mais resistente ao fogo

A segurança deve ser a prioridade número um da Construção Civil e as lajes alveolares possuem uma qualidade inerente de resistência ao fogo para ajudar com isso.

Elas são projetadas para resistir significativamente ao movimento do fogo de um andar para o outro, além de resistir a até 4 horas de fogo antes de ocorrer qualquer dano.

Essa qualidade não apenas diminui os custos de seguro, mas, mais importante, mantém todos os envolvidos em segurança.

desenho de uma laje alveolar
Desenho de diferentes formatos de Laje Alveolar

 

5. Resistência ao som

Sons de impacto, como os passos, e os sons aéreos, como as vozes, são frequentemente livres de absorção significativa quando em contato com a madeira e o aço.

Como uma boa absorção de som é essencial para qualquer projeto de construção, as lajes alveolares são superiores a todas as outras alternativas. Esse recurso se mostra extremamente desejável na construção de projetos como escolas, complexos de apartamentos e escritórios.

6. Mais resistência às ações climáticas

Produzidas fora do local e em um ambiente controlado, as lajes pré-moldadas apresentam múltiplos benefícios quando se trata da natureza imprevisível, às vezes destrutiva, do clima.

A resistência e a durabilidade observadas na fabricação em ambientes controlados garantem um produto altamente resistente ao desgaste e às patologias mais comuns na Construção Civil.

Além disso, a natureza pronta para instalação do concreto pré-moldado permite que a instalação ocorra independentemente das condições climáticas, evitando aumento no tempo do projeto, redução na qualidade do concreto e desperdício de mão de obra.

7. Redução de custos

Com custos de material mais baixos, tempo de construção mais rápido, custos de manutenção reduzidos e um corte significativo nas chances de ocorrerem imprevistos, as lajes alveolares pré-moldadas proporcionam economias de custo incomparáveis ​​a todos os principais projetos de construção.

Em suma, as lajes alveolares aumentam a eficiência total de qualquer projeto, reduzindo custos, tempo de conclusão, responsabilidade e esforços de manutenção.

E você, já conhecia as lajes alveolares? Quer acompanhar mais dicas como essa? Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu