Toda obra ou projeto de engenharia segue padrões impostos por normas, que vão estabelecer segurança em uma determinada obra. Essas normas são formuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A ABNT
A ABNT foi fundada em 1940, com a missão de:
“prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor” (site da ABNT).
Para a engenharia, a ABNT produz as normas NBR (Norma Brasileira), que são um conjunto de normas técnicas definidas por especialistas da construção civil, com o objetivo de orientar o profissional acerca de materiais, produtos e processos, impulsionar a qualidade dos empreendimentos ao fim do processo, estimular a competitividade no mercado, evitar erros e incompatibilidade entre as etapas do processo e padronizar processos produtivos.
Para projeto e execução de pré-fabricados, a Pré-fabricar utiliza das normas ABNT NBR 9062 e ABNT NBR 16475.
As normas são constantemente atualizadas e é por esse motivo que, ao iniciar o seu projeto, é necessário buscas esclarecimentos sobre as considerações nos termos de regulamentação, para que consiga erguer uma construção ou realizar sua reforma dentro de parâmetros de eficiência e segurança.
A ABNT NBR 9062 mais recente é de 2006, com título de “Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado”. O objetivo dessa norma é fixar as condições exigíveis no projeto, na execução e no controle de estruturas pré-fabricadas de concreto armado ou protendido, excluídas aquelas em que se empreguem concreto leve ou outros especiais.
A ABNT NBR 16475, de 2017, com o título de “Painéis de parede de concreto pré-moldado – Requisitos e procedimentos”, tem como objetivo estabelecer os requisitos e procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e montagem de painéis de parede pré-moldados.
Leia Também: Concreto Auto Adensável
A aplicação da norma acontece desde a concepção do projeto, detalhamento das peças, fabricação, estocagem, movimentação e até a montagem já na obra. Essa é uma norma também baseada nas questões de segurança e contenção de fogo.
Para ter acesso às NBR’s, a ABNT disponibiliza um catálogo com as normas, cursos, publicações e projetos.
Normas Regulamentadoras
Vale falar ainda que existem as NR’s (Norma Regulamentadora), que são estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com caráter obrigatório, tratando-se de um conjunto de direcionamentos e procedimentos técnicos referentes à segurança no trabalho.
Essas normas objetivam conservar a segurança, a saúde e a integridade dos trabalhadores no decorrer da obra, incentivar a implantação de políticas de segurança e saúde no trabalho dentro das empresas, traçar estratégias para prevenção de acidentes de trabalho, evitar que seja atribuído ao trabalhador atividades que o exponham a condições precárias, pondo em risco sua integridade física e formalizar uma legislação de proteção à segurança e medicina do trabalho.
Então lembre-se, sempre verifique as normas para manter as obras seguras e padronizadas!