Entenda como funcionam as Normas na Engenharia

19.12.2018

Toda obra ou projeto de engenharia segue padrões impostos por normas, que vão estabelecer segurança em uma determinada obra. Essas normas são formuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ABNT

A ABNT foi fundada em 1940, com a missão de:

“prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor” (site da ABNT).

qualidade do concreto na construção
Veja nosso artigo sobre o Controle de Qualidade para o Concreto!

 

Para a engenharia, a ABNT produz as normas NBR (Norma Brasileira), que são um conjunto de normas técnicas definidas por especialistas da construção civil, com o objetivo de orientar o profissional acerca de materiais, produtos e processos, impulsionar a qualidade dos empreendimentos ao fim do processo, estimular a competitividade no mercado, evitar erros e incompatibilidade entre as etapas do processo e padronizar processos produtivos.

Para projeto e execução de pré-fabricados, a Pré-fabricar utiliza das normas ABNT NBR 9062 e ABNT NBR 16475.

As normas são constantemente atualizadas e é por esse motivo que, ao iniciar o seu projeto, é necessário buscas esclarecimentos sobre as considerações nos termos de regulamentação, para que consiga erguer uma construção ou realizar sua reforma dentro de parâmetros de eficiência e segurança.

Órgão responsável pelas normas técnicas.

 

A ABNT NBR 9062 mais recente é de 2006, com título de “Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado”. O objetivo dessa norma é fixar as condições exigíveis no projeto, na execução e no controle de estruturas pré-fabricadas de concreto armado ou protendido, excluídas aquelas em que se empreguem concreto leve ou outros especiais.

A ABNT NBR 16475, de 2017, com o título de “Painéis de parede de concreto pré-moldado – Requisitos e procedimentos”, tem como objetivo estabelecer os requisitos e procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e montagem de painéis de parede pré-moldados.

 

Leia Também: Concreto Auto Adensável

 

A aplicação da norma acontece desde a concepção do projeto, detalhamento das peças, fabricação, estocagem, movimentação e até a montagem já na obra. Essa é uma norma também baseada nas questões de segurança e contenção de fogo.

Para ter acesso às NBR’s, a ABNT disponibiliza um catálogo com as normas, cursos, publicações e projetos.

Normas Regulamentadoras

Vale falar ainda que existem as NR’s (Norma Regulamentadora), que são estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com caráter obrigatório, tratando-se de um conjunto de direcionamentos e procedimentos técnicos referentes à segurança no trabalho.

Essas normas objetivam conservar a segurança, a saúde e a integridade dos trabalhadores no decorrer da obra, incentivar a implantação de políticas de segurança e saúde no trabalho dentro das empresas, traçar estratégias para prevenção de acidentes de trabalho, evitar que seja atribuído ao trabalhador atividades que o exponham a condições precárias, pondo em risco sua integridade física e formalizar uma legislação de proteção à segurança e medicina do trabalho.

materiais pré-fabricando

Então lembre-se, sempre verifique as normas para manter as obras seguras e padronizadas!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu