Para um projeto de sucesso, é preciso saber gerenciar os problemas na Construção Civil. Conheça áreas comuns onde eles podem ocorrer e saiba como evitá-los-los!
O papel de qualquer empresa de construção é lidar com um trabalho do início ao fim, o que permite que o cliente assuma o controle e aumente seus negócios.
O problema é que erros podem ocorrer antes ou durante a construção, o que pode acabar custando caro para ambos os lados.
Como então evitar problemas na construção civil? Um bom começo é conhecer os erros mais comuns cometidos na gestão de obras para que você não os repita em seus projetos.
E para te ajudar, abaixo listamos as 5 principais áreas que podem gerar problemas na construção civil! Acompanhe conosco:
1. Definição do projeto
Toda obra de sucesso começa como um projeto de sucesso. Com um projeto bem desenhado é possível identificar todas as implicações da construção antes mesmo dela começar, prevendo quais etapas deverá seguir e se haverá ou não a necessidade do emprego de esforços extras.
É claro que, como tudo na vida, em uma obra também estamos sujeitos a imprevistos, mas um planejamento bem feito permite que estejamos preparados para evitar atrasos e gastos não esperados.
Não investir tempo no desenvolvimento do projeto e em repassar os detalhes com toda a equipe envolvida na construção é um dos problemas na Construção Civil.
Ao fazer isso, será possível economizar na compra de materiais, uma vez que você terá um planejamento logístico eficiente, otimizando a gestão dos recursos necessários para cada etapa da obra.
2. Prazos e orçamentos
Os atrasos e estouros de orçamentos são o verdadeiro pesadelo em qualquer gestão de obras. Mas por que eles acontecem?
Como falamos, a falta de investimento em criar um bom escopo de projeto é uma das causas, mas não a única.
Outra grande responsável por atrasos e problemas com o orçamento é a logística de materiais. Isso porque o fluxo de trabalho na obra é linear. Uma etapa depende da conclusão da etapa anterior e assim em diante.
Cada etapa possui seus materiais e recursos necessários. Caso um deles não esteja disponível no momento e no lugar certo, toda a cadeia produtiva pode ser comprometida. E como já diria o ditado, “tempo é dinheiro”.
Uma solução para esse problema pode ser o pré-fabricado, processo em que as “peças” da construção são fabricadas fora do canteiro de obras e levadas prontas para esse, somente para sua montagem. Além de economizar tempo, também reduz a necessidade de materiais e logística interna.
3. Organização do canteiro
A organização no canteiro de obras é fundamental para garantir que não haja desperdícios de mão de obra ou de materiais, falhas na execução, e para que o trabalho ocorra da melhor maneira, conforme o planejado.
Um canteiro bem organizado ajuda a evitar dores de cabeça e assegurar que a qualidade final do projeto não seja prejudicada. O grande problema é que muitos gestores dão pouca ou nenhuma importância a esse aspecto.
Cada local possui uma funcionalidade específica para a obra e isso deve ser observado na hora de montar a planta e determinar a posição de cada um no canteiro.
4. Gestão da mão de obra e comunicação
A falta de comunicação ou má comunicação pode ser a morte de um projeto. Os gerentes de projeto precisam ter atualizações sobre o status e o feedback de quem está em campo e vise-versa.
Para que um empreendimento tenha sucesso, é preciso que todos os sistemas e pessoas envolvidas estejam integrados. Para isso, ter um bom canal de comunicação, tanto com os trabalhadores em campo, tanto com os clientes da obra, pode ser o diferencial para garantir satisfação com o resultado final.
5. Uso de tecnologias
A tecnologia transformou a indústria da construção nos últimos anos, e quem não conseguir acompanhar será deixado para trás. Isso se tornou especialmente verdadeiro à medida que a concorrência aumenta tanto para atrair trabalhadores quanto para competir por projetos.
A tecnologia de construção necessária inclui software baseado em nuvem, colaboração integrada e gerenciamento de projetos móveis.
As empresas devem ser estratégicas ao implementar novas tecnologias para não perturbar os funcionários veteranos que estão estabelecidos na maneira tradicional de fazer negócios. É preciso implementar novas soluções de forma gradual e constante para colher seus benefícios com o máximo de aceitação possível.
O uso da tecnologia BIM, varredura a laser e realidade virtual também se tornarão práticas necessárias para solucionar problemas na Construção Civil.
O BIM está tornando mais acessível comercialmente e, apesar do investimento inicial, economiza dinheiro da empresa a longo prazo, simplificando os processos. Ele já está sendo apresentado aos estudantes no ensino superior e espera-se que se torne mais prevalente nos próximos anos.
E você, já enfrentou algum desses problemas na Construção Civil? Conhece algum outro que não mencionamos? Comente abaixo e compartilhe conosco e com nossos demais leitores!
Uma resposta
As novas tecnologias são fatos! Mas, está abordagem ficou tendenciosa, deixando de abordar fatos intrínsecos do passado e presente.