5 perguntas sobre a tecnologia BIM

25.06.2018

A tecnologia BIM é uma forma de agrupar todas as informações de um projeto em um modelo digital. Veja 5 perguntas respondidas sobre ela!

A indústria da construção é responsável por 10% do PIB mundial. Ainda assim, é de surpreender que seja um dos segmentos que mais sofre com improdutividade. Para resolver esse problema, o setor está passando por mudanças e uma delas é a chegada da tecnologia BIM.

BIM vem do inglês Building Information Modeling, que significa Modelagem da Informação da Construção, e é exatamente o que o nome diz: um método de modelagem 3D para agrupar todos os dados importantes de um projeto.

A tecnologia BIM pode trazer muitos benefícios, e para te ajudar a entender quais são eles, abaixo respondemos as 5 principais perguntas sobre como o BIM funciona na prática. Acompanhe conosco!

1. O que é a tecnologia BIM?

A tecnologia BIM é um processo para criar e gerenciar informações sobre um projeto de construção em todo o ciclo de vida dele. Ela envolve criar uma descrição digital (modelo) de todos os aspectos do ativo construído.

Projeto 3D tecnologia BIM
Tecnologia BIM revolucionando construção civil

 

Esse modelo baseia-se em informações montadas de forma colaborativa e atualizadas nas principais etapas de um projeto por todos os envolvidos, tais como arquitetos, engenheiros, supervisores de obra e assim por diante.

De uma forma mais prática, o Building Information Modeling pode ser descrito como o modo como todos os envolvidos em um projeto podem entender as atividades e etapas dele, por meio do uso de modelos digitais em três dimensões.

Como resultado, a tecnologia BIM permite que aqueles que interagem com a construção otimizem suas ações, resultando em mais produtividade e um maior valor de toda a vida útil do ativo.

2. O que são objetos BIM?

A tecnologia BIM é composta pelos chamados objetos BIM. Cada objeto representa uma parte única de um projeto (produto) e é composto de uma combinação de coisas:

  • dados e informações que definem o produto;
  • propriedades gerais do produto;
  • representação visual em 3D das características físicas do produto;
  • projeção do comportamento do produto quando finalizado.

Os objetos BIM são criados a partir de uma natureza paramétrica, ou seja, com um conjunto de regras que o objeto cumpre caso algum ponto seja modificado durante sua execução.

Por exemplo, se o tamanho de uma porta no edifício for alterado, o objeto do quadro da porta deve ser criado para que seja alterado automaticamente em resposta a isso.

3. Quais os benefícios da tecnologia BIM?

O principal benefício do BIM é que ele pode salvar muito tempo em um projeto. Como? Aumentando a produtividade.

Basicamente, a tecnologia BIM reúne em um só lugar todas as informações para execução de um projeto, levando todos os componentes de um edifício para um único local.

Tecnologia BIM, todos os recursos acessíveis
Tecnologia BIM compila todas as informações de um projeto de construção.

 

Ter tudo facilmente acessível em um único destino torna possível para qualquer pessoa na obra obter dados sobre as atividades a qualquer momento e de qualquer lugar.

Erros e atrasos podem ser facilmente identificados e corrigidos, em todos os estágios de desenvolvimento, e os dados do BIM podem até mesmo ser usados ​​para ver todo o ciclo de vida de um edifício, desde o projeto até sua possível demolição.

4. Quais são as dimensões do BIM?

A tecnologia BIM possui vários subconjuntos para agrupar todos os aspectos de um projeto. Esses subconjuntos são descritos em termos de dimensões, da seguinte forma

  • 3D: modelo de objeto;
  • 4D: tempo;
  • 5D: custo;
  • 6D: operação;
  • 7D: sustentabilidade;
  • 8D: segurança.

O modelo 4D liga as atividades de construção aos cronogramas e imagens 3D que resultam em uma simulação gráfica em tempo real do progresso da construção. Já a funcionalidade 5D pode integrar custo às informações de design e tempo.

Tecnologia BIM: arquitetura e design 3D
Tecnologia BIM permite a visualização dos projetos em 3D.

 

O modelo 6D permite que o gerenciamento de instalações seja adicionado ao BIM e o 7D incorpora componentes de sustentabilidade para permitir que os profissionais atendam às metas e obrigações ambientais. Por último, o modelo 8D incorpora aspectos de segurança no projeto e no processo de construção.

Essas são só mais usadas, já que um número quase infinito de dimensões pode ser adicionado ao modelo de construção. Essa capacidade multidimensional do BIM foi definida como modelagem “nD”.

5. Qual é o futuro do BIM?

O futuro da indústria da construção é digital e o BIM é a forma como ela alcançará esse objetivo. Ele é conduzido por tecnologia e processos claros; e está implementando mudanças em todos os aspectos de um projeto.

Como os aplicativos de hardware, software e nuvem anunciam uma maior capacidade de lidar com quantidades crescentes de dados e informações brutos, o uso do BIM se tornará ainda mais pronunciado do que nos projetos atuais.

E sua empresa, já começou a pesquisar ou integrar a tecnologia BIM em suas operações? Como você acredita que será usado no futuro? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários abaixo ou em nossas páginas nas redes sociais!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu