7 Blogs que Todo o Engenheiro Precisa Acompanhar

01.02.2019

Engenheiros são conhecidos por dominarem a arte — ou a ciência — dos cálculos. É um processo que demanda raciocínio lógico e habilidade com os números. Ao longo dos anos, esses profissionais acabam imersos em gráficos e fórmulas, mas quem foi que disse que engenharia e conteúdo não combinam?

Por isso, selecionamos 7 blogs que todo engenheiro e engenheira devem acompanhar para se manterem atualizados, buscar inspiração e até se conectar com outros profissionais! Veja quais são eles:

engenheiro vendo blog no celular
Blogs especializados são uma ótima opção para quem quer se manter atualizando dentro de um segmento.

 

1. Engenheiro de Materiais

O blog Engenheiro de Materiais é mantido desde 2015 pelas estudantes Viviane Kettermann e Caroline Martendal. Como o nome sugere, elas compartilham conteúdos relacionados à engenharia de materiais e ciência.

Temas como o banimento de amianto de diversos países e a resistência brasileira em seguir a recomendação médica — já que foi descoberta a relação entre o amianto e o surgimento de câncer, materiais versáteis e sustentáveis que prometem ser o futuro da construção civil, são alguns dos conteúdos abordados no blog.

Material mais resistente do universo: Adamantium? Vibranium? Não precisa ir até o mundo dos quadrinhos para encontrar esse insumo. Leia a matéria completa no blog.

 

Veja Também: Mercado de Engenharia Civil, o que você precisa saber?

 

2. Blog da Engenharia

O Blog da Engenharia divulga informações sobre tecnologia, mercado de trabalho e tendências no mundo da construção civil. Criado por Eduardo Cavalcanti e Eduardo Mikail em 2011, o site possui posts de diversos outros engenheiros e, por isso, é bastante abrangente em termos de conteúdo, falando até de biogás e despoluição de rios e mares.

Acelerador de partículas brasileiro: esses equipamentos que parecem coisa de ficção científica estão mais perto da nossa realidade. Conheça Sirius, um dos aceleradores mais avançados do mundo e que promete impulsionar a ciência no país.

 

3. Inovação Tecnológica

Um blog indispensável para quem quer se manter atualizado. O Inovação Tecnológica é uma excelente ferramenta para se informar sobre as mais diversas áreas, não só relacionadas à engenharia. Construído a várias mãos, o blog aborda temas como o meio ambiente, novas tecnologias e materiais e até física quântica.

Neuroengenharia: precisamos saber como o cérebro atua para realizar cada tarefa. Dessa forma, podemos descobrir como a robótica vai ser capaz de imitar comportamentos complexos do cérebro humano. Veja mais no site.

 

E-book Sobre o Curso de Engenharia Civil

 

4. Engenheiro no Canteiro

Três engenheiros civis que decidiram compartilhar o conhecimento técnico adquirido em horas de trabalho de campo criaram o Engenheiro no Canteiro. Além disso, os escritores falam sobre o mercado de trabalho para engenheiros, obras públicas, planejamento e orçamentos e ainda dão dicas que podem ser extremamente úteis para quem adora fazer pequenas intervenções na própria casa.

Entrega de apartamento novo: os responsáveis pelo blog ensinam como vistoriar um banheiro antes de assinar o termo de entrega das chaves para o cliente. Confira a matéria completa.

 

5. Seleção Engenharia

Um blog voltado para a carreira: este é o Seleção Engenharia. Dicas de montagem de currículo, comportamento em entrevistas de emprego, mercado de trabalho e divulgação de vagas na área. Se você quer saber qual o perfil dos engenheiros com melhor remuneração e as tendências de contratação do mercado, esse é o lugar certo.

Como está o mercado de trabalho para engenheiros: após dois anos de retração econômica, o que os profissionais da engenharia podem esperar para as suas carreiras? Descubra no blog.

 

Uma seleção de bons blogs pode representar um database fundamental de informações úteis.

 

6. Engeneering News Record

Qual outro site pode se gabar de ter começado a sua trajetória em 1874? Este é o caso do Engeneering News Record. O carro forte do blog são os projetos de engenharia civil, com diferentes tipos e tamanhos de construções ao redor do mundo. O ENR possui vídeos tutoriais, webinars e uma infinidade de formatos de conteúdo para você passar horas aproveitando.

Novas ferramentas podem ajudar a reduzir a emissão de carbono: no último Fórum contra o aquecimento global, a Microsoft anunciou-se como a primeira grande corporação a adotar ferramentas para rastrear emissores de carbono associados a materiais de construção. Leia mais no site.

 

Veja Também: Curso de Engenharia Civil, o que você precisa saber?

 

7. Institution of Civil Engeneers

O Institution of Civil Engeneers é um clube de engenheiros civis que tem mais de 200 anos de fundação e conta hoje com aproximadamente 90 mil membros. Seus posts são destaque nas páginas de diversos profissionais do mundo todo. A relevância do clube é tão grande – principalmente na Inglaterra – que é consultado em decisões governamentais.

Planejando um futuro com mais recursos naturais: os problemas e oportunidades mais atuais para que a humanidade construa um futuro possível e substancialmente saudável. Veja o que diz o especialista em renovação energética.

 

Esses são os blogs e sites que nós acompanhamos e recomendamos para você. Faltou o seu blog preferido? Comente aqui para a gente conhecer também!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu