Veja Como Diminuir o Impacto Ambiental em uma Obra

23.01.2019

Os projetos de construção têm um impacto significativo no meio ambiente. De fato, todos os aspectos da construção têm algum impacto mensurável — desde os processos de mineração usados ​​para materiais, até os resíduos produzidos pelo projeto e como são descartados.

É importante entender e tomar iniciativas para diminuir o impacto ambiental na obra, que prejudicam a água, o solo e o ar que respiramos.

impacto ambiental na obra
Excessos de resíduos são um sério problema para a Construção Civil como um todo.

 

A construção contribui para danos ambientais tanto em escala global quanto localmente. O primeiro passo é aprender o que a construção causa de impacto para reduzir o dano. Aqui estão cinco maneiras de ajudar a diminuir o impacto ambiental na obra!

1. Limitar o uso de combustível

O maior impacto negativo da empresa de construção no meio ambiente é causado pela queima de combustíveis fósseis, como gás e diesel. Cada projeto de construção resulta nessas emissões de gás de dióxido de carbono, metano e outros resíduos que poluem o ar e acredita-se que contribuem para o aquecimento global.

Para limitar o consumo de combustível:

  • Minimize as distâncias de transporte
  • Reduza o tempo de marcha lenta do veículo
  • Use fontes de combustível alternativas mais ecológicas
  • Use equipamento híbrido

Esforçando-se para limitar o uso de combustível de seu projeto de construção, você pode ajudar a diminuir as emissões negativas e os poluentes e melhorar a qualidade do ar.

2. Reduzir o ruído

O ruído de construção é uma das principais fontes de poluição sonora. A maior parte desse ruído é produzida por maquinário na preparação de locais, demolição e paisagismo. Muitos locais de construção estão localizados perto de residências e empresas, e é provável que haja reclamações de ruídos.

poluição sonora na obra
Não são só os resíduos físicos que impactam na obra. A poluição sonora também é um grave problema.

 

Certifique-se, ao iniciar uma obra, de ser atencioso e aderir a qualquer restrição de tempo de construção local. Muitas pessoas podem não apreciar o trabalho e barulhos altos às seis da manhã em um sábado, por exemplo. Outra boa ideia é enviar uma carta aos vizinhos antes de começar a trabalhar para alertá-los sobre quanto tempo o projeto durará e o que esperar.

3. Eliminar adequadamente os resíduos

Resíduos de demolição compõem 90% do total de detritos, e grande parte desses resíduos é descartada em aterros ou por meio de incineração. Ambos os métodos prejudicam o meio ambiente.

Reutilizando e reciclando materiais existentes, você pode reduzir os materiais que prejudicam a Terra. Equipamentos e acessórios podem ser usados ​​em projetos futuros ou doados para aqueles que precisam deles. Tijolo e concreto podem ser reciclados e usados ​​como roupas de cama de enchimento ou garagem, e metais e madeira são mercadorias valiosas que podem ser recicladas.

 

Leia Também: Construção sustentável: Por que o pré-fabricado é a melhor solução?

 

4. Utilize a tecnologia reutilizável

Existem muitas opções de construção ecológica que ajudam a diminuir um impacto ambiental negativo. Por exemplo, a construção pré-fabricada é uma opção mais sustentável de construir, que diminui os impactos no local.

Isso porque, como falamos, os métodos tradicionais de construção são grandes contribuintes do consumo de energia e da geração de resíduos sólidos que, na maioria das vezes, não são reciclados.

Como os prédios modulares são criados fora do local — ou seja, fora do canteiro —,  eles podem reduzir o desperdício em até 90%, de acordo com um estudo realizado pela organização britânica Waste & Resources Action Program.

5. Agilize seu projeto

Ao acelerar o seu projeto de construção, você reduz os distúrbios de tráfego e também reduz as emissões associadas e os custos de combustível. Estabeleça metas de conclusão firmes e implemente essas medidas para permanecer no caminho certo. Agilizar o processo de construção ajuda a reduzir a poluição sonora, reduzir a duração do tráfego e melhorar as zonas de segurança.

Planejamento de Obra

 

Existem inúmeras maneiras de diminuir o impacto ambiental na obra. Utilizando tecnologia verde e reutilizável, mantendo o comprimento do projeto ao mínimo, limitando o uso de combustível, juntamente com outras sugestões listadas, você certamente fará a diferença no impacto do meio ambiente.

E você, o que faz para diminuir o impacto ambiental na obra? Comente abaixo e compartilhe sua experiência conosco!

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu