Como funciona uma usina de concreto?

Uma usina de concreto, também conhecida como usina de mistura ou usina de dosagem, é uma instalação que combina vários ingredientes para formar o concreto. Veja como funciona uma usina de concreto:

Usina de concreto no interior da fábrica.

  • Armazenamento e alimentação de agregados: Agregados como areia e brita são armazenados em baias para evitar a mistura das diversas granulometrias, as baias são pavimentadas em concreto, com caimento para drenagem da água presente no material, garantindo a uniformidade e a homogeneidade de umidade, evitando a contaminação com o solo. Na baia de agregados graúdos (brita) é realizado a aspersão de água que permitam a redução de dispersão de material particulado durante o manuseio e reduzam a temperatura dos agregados graúdos. Os agregados são então movimentados até grandes silos, alimentados na planta usando correias transportadoras até a balança onde são pesados.

Baias e silos de uma usina de concreto.

  • Armazenamento e alimentação de cimento: O cimento é armazenado separadamente em silos na fábrica, de acordo com sua marca, tipo e classe. É entregue por caminhões-tanque e bombeado para os silos. O cimento é então alimentado no processo de mistura através de uma rosca transportadora até a balança de pesagem.
  • Armazenamento e alimentação de aditivos: Aditivos são produtos químicos, entregues por caminhões-tanque e bombeados para reservatórios posicionados dentro de bacias contentoras e devidamente identificados, na fábrica. Eles são adicionados à mistura através de um sistema de dosagem.
  • Armazenamento e alimentação de água: A água é armazenada em tanques e cisternas na fábrica. Ela é adicionada à mistura através de um sistema de dosagem.
  • Mistura: Os agregados, cimento, e aditivos são colocados no caminhão-betoneira, com parte da água, que é complementada na obra imediatamente antes da descarga. Neste caso, deve-se registrar a quantidade de água adicionada na central e a ser complementada na obra, para evitar ultrapassar a quantidade prevista no traço.

Caminhão-betoneira sendo abastecido na usina de concreto.

  • Transporte: Depois de misturado, o concreto, é transportado até a obra por meio de um caminhão-betoneira. O caminhão betoneira é um misturador com um tambor grande que gira realizando a mistura do concreto. O concreto é transportado no tambor até a obra.
  • Cura: Após o lançamento do concreto, deve-se iniciar o processo de cura. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Concreto durante o processo de cura.

O que acontece em muitos casos é que o calor do sol, vento, e a baixa umidade do ar fazem com que a água evapore após os primeiros dias de endurecimento do concreto, quando ele ainda está no processo de adquirir resistência, e como consequência, o surgimento de fissuras e trincas.

Por isso a cura do concreto é tão importante: ela não deixa com que a água do traço se perca para o ambiente, para que as reações químicas aconteçam sem problemas. Principalmente para estruturas que ficam sob o sol e expostas aos elementos naturais, como a chuva, a cura do concreto é necessária para que a concretagem não fique mal feita e frágil. Até 30% da resistência do concreto é perdida se a cura não for realizada.

Peça de concreto com a fase de cura completa.

Isso envolve manter o concreto úmido e na temperatura adequada por um período de tempo especificado. O processo de cura ajuda o concreto a ganhar resistência e durabilidade.

E esse é o caminho e as explicações sobre o concreto que chega em sua obra. Ainda tem dúvidas? Escreva aqui nos comentários que nós respondemos para você!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *