Telhas Metálicas

Existem diversas soluções utilizadas para a concepção de um projeto de cobertura, tanto para as obras industriais quanto para as residenciais.

Atualmente, dentre os materiais utilizados nas coberturas, o de melhor custo benefício é a telha metálica, em especial a de aço Galvalume. Devido à sua composição química (alumínio, zinco e silício), esse revestimento de aço confere ao produto excelente proteção à corrosão atmosférica.

Neste tipo de concepção do projeto é de fundamental importância que as definições garantam uma cobertura estanque, ou seja, impermeável. Desta forma, alguns pontos devem ser levados em consideração no momento do projeto, como por exemplo a inclinação do telhado, o vão máximo da água e a escolha correta dos materiais empregados.

Há inúmeras possibilidades para se ter materiais em uma obra com o melhor preço e com a melhor qualidade, seja na infraestrutura, nas instalações, revestimentos ou qualquer outra etapa. Com a cobertura não é diferente!

Por isso, preparamos esse post para lhe ajudar a decidir a escolha ideal para seu projeto!

Telha Metálica Zipada

São produzidas de maneira contínua e sem emenda, sendo uma ótima solução para os telhados extensos.

Além de possuir baixa inclinação, esse modelo não exige a presença de parafusos ou fitas de vedação, o que garante uma perfeita estanqueidade.

Por possuir um formato bandeja é, também, capaz de escoar a água de forma eficiente.

Outra curiosidade é que esse tipo de telha é produzida diretamente na obra (in loco), conforme a necessidade, o que garante uma melhor adaptação e além disso elimina desperdícios.

Inclinação mínima recomendada: 3%

Indicação: para obras com grandes vãos de água.

Telha Metálica Trapezoidal TP – 100/960

É uma telha muito utilizada para coberturas industriais. Como a altura do trapézio da onda desta telha é alto, isso favorece a telha contra amassaduras.

Também possui um bom sistema de escoamento de água.

Essas telhas podem ser produzidas e entregues com até no máximo 12 metros de comprimento, devido ao seu transporte e manuseio em obra.

Inclinação mínima recomendada: 5%

Indicação: vãos de até 40 metros.

Telha Metálica Trapezoidal TP – 40/990

Essa telha pode ser usada tanto em coberturas quanto em fechamentos laterais de obras.

Por ser um material menos rígido, alguns cuidados são fundamentais para garantir o correto manuseio e instalação.

Inclinação mínima recomendada: 7%

Indicação: vãos até 30 metros.

Resumindo…

Como vimos, a utilização de telhas metálicas possui inúmeras vantagens — não apenas durante a construção do empreendimento, mas principalmente após a sua entrega.

As telhas metálicas têm um melhor custo benefício, já que, além de sua eficácia, possuem baixo índice de desperdícios durante a execução da obra, já que são feitas sob medida de acordo com a demanda do cliente.

Trata-se também de um produto mais leve que o convencional, o que minimiza a carga nos sistemas de cobertura.

A instalação dessas telhas é muito mais simples, limpo e rápido, o que torna o processo mais ágil.

Importante lembrar que, para evitar transtornos, a instalação, no entanto deve ser feita por mão de obra especializada. Contudo, não é necessário um alto número de colaboradores para executar o projeto.

Como falamos acima, as telhas metálicas em aço Galvalume possuem em sua composição alumínio, zinco e silício, o que as tornam mais resistentes ao enfrentamento da corrosão atmosférica bem como as colocam no ranking como campeãs, quando comparadas com soluções convencionais. Mas isso será assunto para um próximo post…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *