Concreto na Construção Civil: O Básico

28.09.2018

O concreto é o material da construção civil mais importante na atualidade, além disso é o segundo material mais consumido pelo homem!

Isso serve para entendermos a importância do concreto no ramo da engenharia. Que tal aprender um pouco mais sobre ele?

Elementos do concreto

Para se obter o concreto é necessário realizar a mistura de um aglomerante (o cimento) com aglomerados [agregado fino (areia) e agregado graúdo (brita)] e água.

Aglomerante – Cimento

Aglomerados – Agregado fino (areia) e Agregado graúdo (brita)

Em alguns casos podem-se incorporar produtos químicos ou outros componentes para melhorar determinadas características no concreto final, estes são conhecidos como aditivos.

"<yoastmark

Obtendo o concreto

Para misturar o concreto deve-se colocar em uma betoneira primeiramente parte da água e o agregado graúdo, depois da betoneira ser acionada deverá ser introduzido o agregado miúdo e o cimento.

Após todos materiais introduzidos, deve-se deixar em funcionamento durante 3 minutos, seguidos de 3 minutos de repouso e por fim, mais 2 minutos de mistura final.

Resistência do concreto

O concreto endurecido apresentará resistências à compressão e à tração, entretanto, a resistência a compressão do concreto apresenta-se 10 vezes maior do que à tração, condicionando o desprezo à esta característica do material (resistência à tração) e ocasionando o uso de elementos que supram essa necessidade nas estruturas, utilizando o aço e formando assim elementos de concreto armado.

Fluxo de produção do concreto.
Fizemos um fluxograma para você entender bem.

Concreto em estado fresco e em estado endurecido

O concreto apresenta características distintas para seu estado fresco e seu estado endurecido. As propriedades do concreto no estado fresco irão afetar os valores de resistência e de outras propriedades do concreto no estado endurecido.

Tendo como objetivo a qualidade do concreto endurecido, as propriedades desejáveis para o concreto fresco são as que asseguram a obtenção de uma mistura de fácil transporte, lançamento e adensamento, sem segregação, e que depois de endurecido se apresenta homogênea, com o mínimo de vazios.

Consistência (maior ou menor capacidade de deformação),

Trabalhabilidade (facilidade para ser lançado e adensado)

Homogeneidade (distribuição dos agregados de forma uniforme)

Essas características podem ser afetadas por diversos fatores: o traço escolhido, a granulometria, forma dos grãos, o tipo de mistura realizado, o tipo e tempo de transporte, tipo de lançamento, de adensamento, as dimensões da peça a ser executada, entre outros.

Caminhão betoneira de concreto
Caminhão betoneira preparando concreto.Enquanto fresco as propriedades do concreto são:

 

Essas são algumas informações essenciais sobre o concreto e o seu uso na construção civil.

Você pode conferir no link abaixo,  o nosso artigo sobre os ensaios e testes de qualidade pelos quais o concreto é submetido para garantir a melhor qualidade e maior segurança.

qualidade do concreto na construção

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu