Concreto Auto Adensável: Conheça as Principais Vantagens

03.12.2018

O concreto auto adensável (CAA) é um material que garante propriedades fundamentais de resistência e durabilidade aos elementos pré-fabricados.

O CAA passa por verificações e testes, sendo padronizado pela norma NBR 15823, como acontece com o concreto convencional.

Futuro do Concreto na Construção

Esse tipo de concreto tende a ganhar espaço no mercado da construção civil, com suas características de dosagem, produção e execução. Ele facilmente substituirá o concreto convencional futuramente.

Porém, sua maior difusão só será possibilitada com a diminuição do seu custo de produção.

concreto auto adensável
O concreto auto adensável apresenta inúmeras vantagens em relação ao concreto tradicional.

 

Os aditivos e adições possuem custo de compra elevado, tendo significância no valor final do concreto, fazendo com que os construtores optem pelo concreto convencional na maioria das obras.

No entanto, suas vantagens em relação ao concreto convencional são notáveis, trazendo economia no conjunto final da obra. Confira:

Redução de Falhas

Entre suas principais vantagens está a redução de ninhos e falhas ao decorrer da concretagem, fazendo com que o elemento estrutural tenha mais qualidade e durabilidade.

concreto auto adensável
O concreto auto adensável se molda com maior facilidade nas fôrmas.

 

Acabamento

Possui um acabamento muito melhor quando comparado ao concreto convencional. Além disso, permite que concretagens em elementos com alta taxa de armadura sejam executadas com maior facilidade.

Mão de Obra

Em questões executivas o CAA reduz expressivamente a mão de obra. Nas etapas de preparação da forma, lançamento e concretagem o número de funcionários é diminuído.

 

Leia Também:  Como Fazer uma Gestão de Obras mais Otimizada

Leia Também: 11 Motivos para Você Optar por Galpões Pré-fabricados!

 

Também permite uma maior rapidez na execução. Diante disso, garante uma melhoria nas condições de trabalho.

Pequenas Dimensões

Possibilita o trabalho com formas de pequenas dimensões, o que é dificilmente executado com o concreto convencional e vibrador.

Dentre todas essas vantagens ainda garante redução do custo de execução da obra quando comparado ao concreto convencional.

concreto o básico
Veja nosso artigo de introdução sobre o Concreto!

 

Como pudemos perceber, apesar do elevado custo de seus aditivos, o concreto auto adensável se mostra uma opção mais qualificada e, muitas vezes, mais econômica.

E você? Já utiliza o CAA nas suas obras? Comente aqui a sua experiência com o material e não deixe de conferir o nosso artigo sobre a dosagem e as aplicações do concreto auto adensável.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu