O contrapiso é uma camada de argamassa executada sobre uma base, com a função de regularizar a superfície para receber o piso de acabamento.
O princípio de se utilizar uma camada de concreto para dar base ao piso não é nenhuma novidade da modernidade. Há registros de técnicas para a preparação do que hoje conhecemos como contrapiso em escritos como o De Architectura, de Vitrúvio (80 a.C. – 15 a.C.).
Mas isso não significa que não haja espaço para o constante aperfeiçoamento das técnicas construtivas. Hoje existem métodos que inovam tanto na facilidade da aplicação quanto na qualidade do resultado.
A utilização da argamassa auto adensável na aplicação do contrapiso é uma destas inovações e hoje você conhecerá mais detalhes sobre este método. Vamos lá?
O concreto e a argamassa auto adensável na construção civil
O concreto e a argamassa autoadensável, padronizados pela norma NBR 15823, representam uma evolução construtiva em relação ao material convencional.
Nosso blog conta com uma série de artigos dedicados ao concreto auto adensável que podem ser conferidos nos links abaixo.
ARTIGO | CONCRETO AUTO ADENSÁVEL: DOSAGEM E APLICAÇÕES
ARTIGO | CONCRETO AUTO ADENSÁVEL: PRINCIPAIS VANTAGENS
O concreto auto adensável é amplamente utilizado na fabricação de elementos pré-fabricados. Mas a utilização de argamassa auto adensável in loco tem se expandido pela eficiência em processos como a aplicação de contrapiso.
Argamassa de contrapiso auto adensável
A argamassa auto adensável se caracteriza pela grande sua grande capacidade de fluir e se adensar, sem segregar nem exsurdar (separação do aglomerante e da água).
Ela é capaz de preencher espaços vazios e espalhar-se apenas sobre o efeito da gravidade e de sua própria capacidade de fluxo.
Assim como na argamassa tradicional, o primeiro passo para a qualidade da argamassa auto adensável está na sua formulação.
A argamassa de contrapiso auto adensável da Pré-fabricar Concretos é formulada em laboratório e dosada em usina úmida, através da mistura homogênea de cimento Portland, filler calcário, agregados miúdos minerais com granulometria rigidamente controlada, água e aditivos químicos.
O resultado é um material uniforme e perfeito para ambientes internos, dispensado a necessidade de vibração, facilitando a execução e tornando todo o processo mais ágil e prático.
Benefícios da argamassa de contrapiso auto adensável
A argamassa de contrapiso auto adensável apresenta uma série de benefícios em comparação ao método convencional, sentidos em vários aspectos.
O primeiro deles está relacionado a praticidade logística e operacional.
A argamassa é bombeada até o local da aplicação, dispensando o uso de betoneiras e a necessidade de espaços para armazenagem.
Instalações elétricas também não são necessárias, pois a argamassa auto adensável já chega pronta para aplicação.
Isso elimina etapas como vibração, sarrafeamento e desempeno (acabamento), necessárias em obras que utilizam argamassa de contrapiso convencional.
Consequentemente, outra vantagem do uso de argamassa de contrapiso auto adensável está na redução de custos, pois elimina a necessidade de compra, aluguel ou manutenção de equipamentos de mistura, bem como sua mão de obra operacional.
A maior limpeza e organização do canteiro de obras também representa vantagens consideráveis, além da redução de desperdícios residuais, maior produtividade e agilidade.
Por fim, porém não menos importante, você garante um material uniforme, com rígidos padrões de controle que garantem a formulação ideal e ensaiados antes do fornecimento.
Como aplicar a argamassa de contrapiso auto adensável
A aplicação da argamassa de contrapiso auto adensável é consideravelmente mais prática do que os métodos convencionais.
Nós separamos para você as recomendações técnicas e algumas dicas que vão garantir o contrapiso perfeito.
1 | Preparação prévia
Todas as instalações de água, esgotos e gás devem estar concluídas e as tubulações precisam estar calçadas, a fim de evitar danos.
O ambiente precisa estar devidamente limpo, sem a presença de entulhos, restos de argamassa ou outros materiais aderidos à base.
Com a base devidamente limpa, é preparada a camada de aderência, lavando com jateamento de água sob pressão um dia antes da aplicação do contrapiso.
Os ralos também devem estar limpos e devidamente tampados.
2 | Preparo do substrato
Estes são os procedimentos necessários para o momento de receber o material.
- Remover o excesso de água
- Polvilhar cimento sobre a base (0,5 kg/m²) com o auxílio de uma peneira, é possível substituir o cimento por outro produto que proporcione uma ponte de aderência, desde que previamente testado.
- Isolar as áreas frias com pontaletes para que não seja aplicado a argamassa auto adensável.
- Colocar feltro de polietileno, EVA ou EPS nos contornos internos de contato ao contrapiso, com a função de junta perimetral nas paredes estruturais, pilares e alvenarias
3 | Execução do contrapiso
Após a chegada do caminhão betoneira é realizada a dosagem e se inicia o descarregamento na bomba que propulsiona o material através dos tubos/mangotes devidamente instalados até a base onde será aplicada, respeitando os níveis das niveletas.
Depois de aplicada, a argamassa recebe um adensamento e o acabamento fino. Para um melhor resultado, a aplicação deve seguir um sentido preferencial.
A aplicação deve ser concluída no mesmo dia que iniciada, a espessura mínima recomendada para a aplicação da argamassa auto adensável é de 4cm.
Não se pode caminhar ou transportar equipamentos sobre o contrapiso nas primeiras 24 horas. Após esse período é preciso molhar toda a área com 1cm de lâmina d’água para minimizar as fissuras provocadas pela perda excessiva de água durante o processo de pega da argamassa.
A cura deve ser mantida por pelo menos três dias e deve ser iniciada assim que a argamassa estiver visualmente em processo de pega. Esta verificação deve ser realizada através do atrito de um prego com a argamassa aplicada.
Assim que a argamassa apresentar resistência ao trânsito, é hora de dar início ao processo de remoção da película superficial, com o auxílio de jateamento de água sob pressão.
A cerâmica deve ser aplicada somente após 7 dias, com o contrapiso previamente limpo e umedecido. É importante ressaltar que a cerâmica não pode ser aplicada em superfícies geladas e devem ser evitados ventos fortes ou exposição ao sol intenso.
VEJA TAMBÉM: TUDO SOBRE CONCRETAGEM EM BAIXAS TEMPERATURAS
Caso sejam utilizadas mantas acústicas, estas devem ser aplicadas conforme recomendações do fabricante, observando alguns itens:
- Limpar o substrato, pois qualquer partícula pontuda pode danificar a manta.
- Colocar a manta antes da execução e posicionamento das mestras.
- Cuidar para executar as emendas das mantas conforme orientação de modo a não prejudicar sua capacidade acústica.
- Deixar uma sobra de 10cm à 15 cm no encosto com as paredes, garantindo a subida da manta até o rodapé e evitando o contato do contrapiso com a estrutura.
- Para piso flutuante, é aconselhada a colocação de telas eletrossoldadas.
É válido ressaltar que a argamassa auto adensável não pode ser aplicada em superfícies inclinadas ou desniveladas por razões óbvias.
E lembre-se: a argamassa de contrapiso auto adensável já chega pronta e previamente formulada, não adicione nenhum outro produto ao material.
E aí, curtiu o artigo? Comente caso tenha surgido alguma dúvida.
Pergunte para quem realmente entende de concreto!